Ao longo dos tempos foi notório o investimento feito pelas empresas com a organização da qualidade. Criaram-se departamentos, atribuíram-se responsáveis, implementaram-se sistemas da qualidade, definiram-se tarefas, solicitaram-se certificações e, assim se se caminhou no sentido da garantia da conformidade de bens e serviços e também se almejou a satisfação dos clientes.
As práticas associadas à Qualidade estão hoje sobejamente implementadas nas organizações. Sabemos que é quase sempre necessário, para permanência no mercado e capacidade competitiva, adotar os referenciais para a qualidade, sejam os emanados dos organismos normalizadores internacionais, sejam os criados a partir de organizações setoriais internacionais ou privadas.
Mas, estarão de verdade as organizações preocupadas com a Qualidade?
Desde a II Guerra Mundial que assistimos aos ajustes e reajustes do mundo relativamente às questões económicas e políticas. Assistimos também a um progresso tecnológico acelerado, à globalização, às revoluções industriais, à rápida disseminação do conhecimento e aos esforços das organizações, que se foram adaptando, com mudanças estruturais e organizacionais.
Mas, será que a Qualidade faz parte do DNA das organizações? Será que o "Mindset" está alinhado com as necessidades atuais?
Quantas organizações fizeram da Qualidade uma premissa da sua cultura organizacional?
Em muitas organizações existe um gap de imagem e credibilidade da função qualidade em relação à restante organização. Às vezes porque a Qualidade é vista e percebida como um departamento, ou como uma política, ou ainda como um grupo cujo alinhamento para o sucesso da empresa não está claro.
A melhoria da qualidade dos produtos e serviços é, geralmente entendida como essencial e necessária.
Pelas duas afirmações anteriores entendemos que, muitas vezes, o trabalho que a função qualidade executa não está relacionado com a perceção da qualidade do produto, ou com o valor corporativo da função em si, para as outras funções e/ou para a gestão de topo.
Transformar a Qualidade de um exercício de conformidade para um modo de trabalho de melhoria do desempenho, exige esforço de liderança e condução, fazendo com que cada colaborador faça parte de uma cultura.
Este assunto torna-se tão mais importante, quanto mais assistimos às intensas alterações na indústria. As transformações da gestão organizacional, para uma abordagem holística, nas quais se inclui a Qualidade, devem ser cuidadosamente analisadas pelas organizações, uma vez que:
- A melhoria e a monitorização dos processos estão entre os tópicos mais importantes;
- Hoje em dia, a qualidade dos produtos, serviços e processos são essenciais para o sucesso económico e garantia de competitividade;
- A Gestão da Qualidade tornou-se indispensável nas organizações pelo crescimento das expectativas dos clientes e da competição global;
- A Qualidade afeta toda a cadeia de valor da empresa.
Alexandra Castro Alves
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